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Computação Gráfica

Computação Gráfica

O que é computação gráfica?

Modelos em computa??o gr?fica (CG)

A computação gráfica é a área da computação destinada à geração de imagens tanto animadas como estáticas. Aplica-se em diversas áreas como na engenharia, medicina, cinema, geoprocessamento, jogos, artes, geologia, ou seja, onde houver necessidade, não há limites para a computação gráfica.

A Autin Digital Design & Comunicação tem feito uso da computação gráfica nas seguintes áreas:

  • Medicina - Com simulação de cirurgias com proteses de umero e femur, simulações de fraturas e luxações, para uso didático.
  • Arquitetura - Desde desenhos de plantas a maquetes eletrônicas.
  • Modelos em 3D - Diversos modelos em 3D de objetos mecânicos como proteses e ferramentas, peças de decoração, móveis e acessórios.
  • Vinhetas gráficas - Vinhetas para comerciais de TV ou vídeos institucionais.

Aplicações

A computação gráfica intervém em diversas áreas, tais como:

  • Artes: Para expressão artística utilizando os ambientes gráfico-computacionais como meio ou fim, tais como gravura digital, arte digital e web arte.
  • Arquitetura e Design de produto: desenvolvimento gráfico dos projetos de forma visual e com a aplicação dos cálculos matemáticos para os testes dos projetos quanto a resistência, a variação de luz e ambientes.
  • Jogos: A indústria do entretenimento atualmente dá mais lucro que a cinematográfica. Jogos são a maior aplicação da computação gráfica, e a grande motivação para seu desenvolvimento, resultando também no desenvolvimento e aprimoramento de equipamentos para este tipo de trabalhos, como placas de vídeo e processadores mais poderosos.
  • Cinema: para produção de efeitos especiais, retoques nas imagens do filme, e filmes de animação. Um dos primeiros filmes a utilizar efeitos em pessoas e elementos foiExterminador do Futuro,1 o primeiro filme à utilizar efeitos especiais em animais foi Jurassic Park.1
  • Engenharia: simulação de todas as espécies de eventos físicos, químicos dos materiais envolvidos nos projetos em elaboração.
  • Geoprocessamento : Para geração de dados relacionados a cidades, regiões e países.
  • Medicina: Para análise de exames como tomografia, radiografia, e mais recentemente o ultra-som (que consegue gerar a partir deste uma imagem em 3D)
  • Design visual: para o desenvolvimento de mídias visuais, desde a impressa (como propagandas em revistas e outdoors) quanto para o auxílio cinematográfico dos comerciais televisivos.

Conceitos

  • Imagem: Uma pintura bidimensional, podendo ser um desenho ou uma fotografia, também pode ser capturada através do olho humano.
  • Pixel: Contido em imagens digitais, o pixel é a menor parte de uma imagem, geralmente são representados em forma de quadrados ou círculos.
  • Gráfico: São representações visuais em uma superfície, geralmente usados para se mostrar uma cena, gráficos podem ser bidimensionais ou tridimensionais.
  • Renderização: Processo de gerar uma imagem a partir de modelos em um mundo tridimensional.
    • Projeção 3D: Método de mapear pontos tridimensionais em plano bidimensional.
    • Ray Tracing: Técnica usada para gerar uma imagem tracejando o caminho da luz através de um plano de imagem.
    • Sombreamento: Técnica de calcular o nível de escuridão em modelos 3D.
    • Mapeamento de textura: Método de aplicar detalhes a uma superfície 3D lisa.

Geração de Imagens em um computador

Toda a computação gráfica é baseada em pixels que são pontos que fazem com que a imagem seja sintetizada visualmente em um monitor. Seja em 3D por modelagem tridimensional ou 2D, o profissional em computação gráfica trabalha direta ou indiretamente com pixels e suas compressões. Isso porque todo o nosso formato de vídeo, tanto monitores, televisores, celulares, cinema ou qualquer tipo de emissor de imagens atualmente são interligados por uma série de algoritmos e ferramentas padrões de construção e edição de imagens. Levando em conta que a maioria de criações e edições passam por um computador para um resultado melhor ou mais atraente.
Atualmente, as ferramentas para a construção de imagens (os softwares) lidam praticamente sozinhos com toda a parte algorítmica do hardware; quanto mais específico for o resultado de uma determinada ferramenta, mais real o objeto criado será. No entanto os programas mais poderosos são bastante flexíveis em relação a isso, ou seja, é possível em muitos softwares que novas ferramentas sejam criadas por usuários que tenham um mínimo de conhecimento em programação. É possível criar verdadeiros programas dentro desses programas, como é o caso do 3D Studio Max, software para criação de imagens em 3D da Autodesk, ou do Software livre Gimp para desenhos em 2D. Desta maneira, o usuário pode tanto criar algo que seja mais próximo a seu interesse como também diminuir em muito seu tempo de trabalho.



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